Boa noite, Sexta-Feira, 25 de Maio de 2018

Notícia

COMUNICADO OFICIAL - REAVALIAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Em novembro de 2017, com a entrada em vigor da Reforma Trabalhista, a obrigatoriedade da contribuição sindical (aquela que era descontada direto na folha uma vez por ano) foi condicionada à autorização dos trabalhadores. Essa receita representava ao Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque (Sintimmmeb) a manutenção de benefícios importantes como custeio do departamento odontológico, que faz uma média de 12 mil atendimentos por ano. A lei previa que pelo menos 70% da contribuição sindical fosse aplicado em saúde. O Sintimmmeb, porém, aplicava 100% desse valor na assistência odontológica.

Em assembleia realizada no último dia 9 de fevereiro, os trabalhadores presentes optaram pela não manutenção da contribuição sindical. E o Sintimmmeb respeita a decisão da assembleia, que é soberana e de acordo com o estatuto da entidade. Com o objetivo de resguardar essa decisão e em função da responsabilidade fiscal e transparência da qual a diretoria do Sintimmmeb mantém sua gestão, houve a necessidade de readequar parte do orçamento anual.

Sem a receita da contribuição sindical, que era de cerca de R$ 240 mil por ano, o Sintimmmeb terá que realocar o orçamento para priorizar os benefícios mais prioritários, como os relacionados à saúde (departamento odontológico) e de garantias essenciais como aos dos departamentos jurídico, de rescisões, sala de material escolar, entre outros.

Mas terá, portanto, que suspender o auxílio funeral, reembolsos de lente de óculos e de aparelho nebulizador, além do Passeio Ciclístico 2018, que seria feito no dia 21 de abril, dia do Metalúrgico, e o campeonato anual de bocha, que estava previsto para o segundo semestre, dos quais era destinada parte do orçamento. Obedecendo o princípio da coletividade, se priorizou a continuidade do atendimento odontológico e demais assistências relacionadas às garantias dos trabalhadores.

O funcionamento dos quiosques da sede recreativa está ativo, após renegociação com o ecônomo (administrador) do bar e canchas. Os agendamentos dos quiosques deverão ser feitos NO SINDICATO ou por telefone, no (47) 3251-5900.Nos próximos meses será realizada uma reavaliação orçamentária.  

O Sindicato ressalta que o benefício do plano de saúde dos trabalhadores, A SINTIMMMEB SAÚDE, NÃO SOFRERÁ MUDANÇA e os demais atendimentos e benefícios, garantidos pela CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2017/2018, (que está em vigor e que é negociada anualmente), já que são mantidos pelas mensalidades dos associados e repasse da classe patronal (SIMMEBr), conforme prevê o documento da Convenção Coletiva de Trabalho, com data base sempre em 1º de maio.

Trata-se, apenas, de realocação de despesas para manter as contas no azul (conforme atestadas nas assembleias anuais de prestação de contas do sindicato), com o objetivo de não prejudicar as assistências à saúde e demais assistências essenciais e prioritárias prestadas aos trabalhadores associados e familiares dependentes, cerca de 8 mil vidas.

Rua João Bauer, n° 75 | Centro | Caixa Postal 310 | Fone (47) 3251-5900 | E-mail: sintimeb@terra.com.br

CEP: 88350-101 | Brusque | SC


Copyright 2018 - Todos os direitos reservados a SINTIMMMEB.